Para ajudar algumas pessoas que querem criar seu próprio fliperama em casa, mas não sabem por onde começar, trago aqui algumas dicas do que eu fiz no meu primeiro projeto, na tentativa de facilitar esse processo e mostrar que não é tão complicado assim.
Mini Bartop para um jogador |
Os materiais que você irá precisar:
Madeira: MDF ou Compensado. Usando MDF Bilamiado você terá menos trabalho em acabamento
Um monitor velho (de preferência com aspect ratio 4:3 antigo quadrado)
Uma placa Raspberry Pi com fonte de 2Ah ou mais (Se possível o modelo 3 ou 3+)
Um cartão de memória de 16GB ou acima (Se possível classe 10)
Kit de comandos de arcade. Pode ser o nacional (precisa de cabo GPIO) ou japonês (cabo USB)
Kit de comandos de arcade. Pode ser o nacional (precisa de cabo GPIO) ou japonês (cabo USB)
Caixas de som USB as de PC comuns
Lista de materiais que eu usei:
Placa de compensado de uma mesa velha.
Monitor Samsung 16" 4:3
Adaptador HDMI para VGA e um Cabo VGA
Raspberry Pi 3 com fonte real de 2.2Ah
Cartão de memória Kingston 64GB classe 10
Kit de comando nacional (iniciei com comando japonês mudei depois)
Algumas ferramentas elétricas importantes e outras opcionais:
Serra tico tico (para os cortes arredondados) Importante
Serra de circular ou de disco (para os cortes retos) Opcional
Furadeira, usada em várias etapas, desde parafusar aos furos dos botões
Serra copo ou broca chata (importante para os furos dos botões e alavanca)
Tupia para acabamento, arredondar cantos, melhorar o aspecto geral. Opcional
o básico para a parte elétrica |
O PROJETO
A primeira etapa é escolher o modelo de Bartop ou Fliperama que você gostaria. Procurar um modelo pronto ou criar seu próprio formato. O modelo que fiz foi o Weecade que você pode baixar os arquivos PDF e imprimir. Há também o EVO XR que é muito bonito. Não comprem esses projetos os dois são distribuídos gratuitamente pelos seus criadores. Depois é só desenhar na madeira para o corte.
Imprimi os dois modelos antes de decidir |
Os moldes foram impressos em folhas A4 comum, colados e recortados. Testei os dois moldes de papel na madeira que eu tinha disponível, duas placas de compensado de 1 metro por 60cm. O EVO era muito grande e tive que escolher o Weecade mesmo.
Como pode ver escolhi o pior tipo de madeira, não pela qualidade do compensado que é bem resistente e fácil de cortar, mas a madeira reciclada que eu tinha estava num estado ruim, com resto de cola e verniz. Isso sera removido depois do corte com lixa.
Percebam que a furação de teste que fiz foi inicialmente com formato aleatório, 4 botões colocados de qualquer forma, consertei isso quando achei o site Slagcoin que tem todos os layouts conhecidos de posição dos botões de fliperamas, foi só imprimir em tamanho real, colocar em cima da madeira e furar.
Para essa furação usei a serra copo da Starret encontrada em qualquer loja de ferramentas, outra opção é a broca chata, o ruim dela é apenas a forma de medida que é dada em polegadas e não em milímetros como na serra copo.
Como pode ver escolhi o pior tipo de madeira, não pela qualidade do compensado que é bem resistente e fácil de cortar, mas a madeira reciclada que eu tinha estava num estado ruim, com resto de cola e verniz. Isso sera removido depois do corte com lixa.
Esses são os cortes um pouco mais complicados do projeto, por serem arredondados e precisarem ficar iguais. Caso não fiquem muito iguais é só prender com grampos e lixas nas laterais com uma lixa grossa grão 80 e depois uma 150.
Os outros cortes são todos retos então não há muito o que dizer sobre eles, apenas que antes de montar, faça testes, vejas os tamanhos e os encaixes das madeiras como estão. Você irá perceber que até o final do projeto as coisas vão se modificando do que era planejado no início.
Os outros cortes são todos retos então não há muito o que dizer sobre eles, apenas que antes de montar, faça testes, vejas os tamanhos e os encaixes das madeiras como estão. Você irá perceber que até o final do projeto as coisas vão se modificando do que era planejado no início.
Testando como seria a madeira dos comandos |
De início a ideia era fazer com os dois comandos de player 1 e 2 como no projeto original como pode ver na imagem acima, mas até o final do projeto tudo se modificou.
TESTANDO OS COMANDOS
Nessa etapa do painel dos controles, um das mais importantes na minha opinião, usamos a serra copo de 30mm para os botões japoneses e de 28mm no caso dos botões nacionais. De início, por não ter certeza das posições que os botões deveriam ficar e se o tamanho das brocas estavam certas, eu furei um madeira qualquer e tentei posicionar os botões de forma confortável.
Percebam que a furação de teste que fiz foi inicialmente com formato aleatório, 4 botões colocados de qualquer forma, consertei isso quando achei o site Slagcoin que tem todos os layouts conhecidos de posição dos botões de fliperamas, foi só imprimir em tamanho real, colocar em cima da madeira e furar.
Para essa furação usei a serra copo da Starret encontrada em qualquer loja de ferramentas, outra opção é a broca chata, o ruim dela é apenas a forma de medida que é dada em polegadas e não em milímetros como na serra copo.
FIXANDO O MONITOR
A fixação do monitor não tem complicação também, furei uma madeira retangular exatamente nos 4 furos do suporte do monitor e usei parafusos com a rosca certa de suporte de TV's e monitores padrão Vesa.Monitor fixado com os quatro parafusos de suporte de TV e parafusado nas laterais do Bartop. Tudo tem que ser testado, ajustado e marcado antes de ir pra furação |
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Essa parte do monitor não há muitos detalhes para acrescentar, já que cada construção irá usar um monitor diferente e aí a criatividade será fundamental para encontrar uma forma de fixar ele, essa foi a mais simples que consegui pensar, apenas uma madeira retangular e 12 parafusos, 4 no monitor e 4 em cada lado.
Mudança de projeto ACM ao invés de madeira na moldura |
Na parte do controle e na parte da moldura do monitor, que seriam de madeira, preferi usar um material chamado de ACM, que são duas folhas de alumínio com borracha no meio, usei apenas por ter ele sobrando em casa e cortar com estilete também facilitou o trabalho.
O PAINEL DOS CONTROLES
Comprei dois kits diferentes de comandos, o japonês no Aliexpress e o nacional no Mercado Livre.
Agora a furação no proprio ACM para os botões e alavanca, o processo usando a madeira será o mesmo, a diferença é que no ACM eu tive que colar uma madeira com supercola para parafusar o comando de baixo para cima, não deixando os parafuso a mostra.
Usei o comando nacional pra aprender o uso da GPIO nos pinos da Raspberry Pi |
A primeira vista parece complexo a fiação da imagem acima, mas não, como eu sei que cada pino da placa (vista na parte de baixo da imagem) executa um comando, é só eu ligar o botão correspondente no pino que eu quero que execute um comando, chute, soco, pular, atirar... Pra facilitar usei essa imagem oficial do Recalbox que sequencia a configuração de pinos para os controles.
Essa é uma etapa em que a lógica da imagem facilita o processo, mas caso você queira fazer seu layout próprio de botões, é só ir adicionando os cabos aos pinos e ir vendo o que vai acontecendo em um jogo rodando, por exemplo.
A SAÍDA DE SOM
A parte do som também é uma etapa simples que você só terá que ligar o plugue P2 na placa e na entrada USB, a dificuldade estará no tipo de caixa de som que você vai usar e como irá prender ela no projeto do Bartop.
Como exemplo, deixo as imagens do meu painel de som, como dá pra ver as caixas de som têm um formato bem incomum, geralmente os alto-falantes são redondos, o que vai facilitar a furação. Nesse meu caso eu tive que fazer dois furos redondos com serra copo e depois passar a serra pra unir os dois furos, para fazer esse buraco redondo retangular. Mais um furo para o controle de som e o LED.
Como exemplo, deixo as imagens do meu painel de som, como dá pra ver as caixas de som têm um formato bem incomum, geralmente os alto-falantes são redondos, o que vai facilitar a furação. Nesse meu caso eu tive que fazer dois furos redondos com serra copo e depois passar a serra pra unir os dois furos, para fazer esse buraco redondo retangular. Mais um furo para o controle de som e o LED.
O Bartop já começa a tomar sua forma final. Com o monitor fixado, os comandos no lugar e o som já encaixado e ligado, já dá pra fazer os primeiros testes de emulação, como o Sunset Riders do Super Nintendo, saudoso Faroeste e sua abertura icônica.
As próximas etapas são só de acabamento, o que fará o seu fliperama ficar mais bonito e bem apresentável. Um deles é o perfil de borracha. Perceba que há um corte na madeira nessa imagem de teste do jogo, isso é para encaixar uma perfil T de borracha, foi feito usando a tupia com uma serra Debrum, um pequeno disco para fazer rasgos na lateral da madeira e que serve justamente para esse perfil de borracha que protege e deixa mais bonito.
Se você está fazendo o seu em casa, tem qualquer dúvida que ou trouxe até aqui, posta aí nos comentários, há várias etapas que não foram descritas aqui, tanto por eu não ter planejado fazer esse texto, então não tenho fotos do processo, quanto por alguns serem puramente de escolha pessoal. Então compartilhe sua experiência, pode ajudar outras pessoas e me ajudar em ideias que vierem por aí.