Mesmo indo contra as minhas postagens anteriores, minha recomendação é que não baixe esses pacotes com centenas de ROMs se você pretende jogar algo até o fim, por um motivo simples, você provavelmente não vai conseguir se concentrar por muito tempo em um só jogo, e é fácil explicar, os jogos da década passada tinham um nível de dificuldade bem mais elevado, ao tentar jogá-los hoje em dia pode ser frustrante em algumas partes mais difíceis, complicadas ou sem explicação do que deve ser feito, portanto o movimento natural de quando se tem vários jogos de uma vez é fechar e abrir outra ROM quando alguma dificuldade surge e tira sua paciência.
.
.
O que seria recomendável então?
O mais recomendável seria, portanto, baixar um jogo que lhe chamou atenção, ou que você sempre quis jogar antes, ou até que já jogou e quer relembrar. Uma coisa interessante é que, independentemente de já ter jogado ou não, a sensação de nostalgia ainda irá surgir. Se você já tem a maturidade de um Gamer Antigo saberá aproveitar muito os momentos de entretenimento que esse jogo pode trazer.
O verdadeiro Gamer Antigo precisa saber apreciar um bom e bem envelhecido jogo, por mais que alguns digam que os gráficos estão ultrapassados, que o som é horrível, que a jogabilidade é simplista demais e que não faz sentido jogar essas coisas velhas, há muitos jogos que precisam ser apreciados sem ficar sendo comparados com os jogos da atualidade. Talvez pensando na dedicação que os seus autores tiveram ao produzir tal obra de arte, numa época em que a vida de game designer não era nada fácil, ou no quão divertido aquela experiência pode ser. Dependendo do jogo essa diversão pode está, por exemplo, na evolução do seu personagem, da história, da dificuldade e das suas estratégias. Quem nunca, naquela época antiga, chegou a anotar em caderninhos coisas importantes pra continuar a aventura? Como os Passwords de Aladdin, BomberMan ou Goof Troop (que todos chamavam de Pateta e Max simplesmente) ou até as sequências de cartas do jogo da memória de Super Mario Bros 3.
As 8 sequências possíveis do jogo da memória de Super Mario Bros 3. |
A exemplo disso, não posso deixar de recomendar um game, que foi realmente uma experiência jogá-lo novamente por completo. Chamado Beyond Oasis, lançado para o Mega Drive em 1995 é um jogo de RPG com elementos de ação e aventura, com uma jogabilidade simples e bem balanceada, com gráficos muito bonitos, muitos mapas pra explorar alguns segredos, itens e elementais pra lhe ajudar na aventura. Pra quem é fã de RPG no estilo de Zelda é uma ótima forma de relembrar. Aqui você pode baixar ele em português. Abaixo alguns chefes do jogo, o gráfico lembra um pouco Chrono Trigger do SNES.
Portanto, se achar que essa postagem faz algum sentido, esse seria um jogo interessante pra iniciar essa jornada de jogar games antigos do início ao fim, conhecendo sua história, seus segredos suas particularidades e detalhes de cada jogo. Conhecendo a experiência que o jogo pode proporcionar, como um verdadeiro Gamer Antigo sabe fazer. Abaixo os 4 elementais e o mapa do jogo.
Beyond Oasis é um jogo divertido, com uma dificuldade de média para fácil, boa jogabilidade que lembra um briga de rua mais evoluído [você pode apertar trás, baixo, frente+ataque para o especial], tem uma história simples, mas que vai evoluindo, envolvendo o bracelete e os elementais que lhe ajudam a passar em várias partes do jogo.
Beyond Oasis - Arte da capa |