Como montar um Controle Arcade?

Neste tutorial ensino a montar um Controle Arcade desde o início, dividido em três passos. É fácil.

Materiais Necessários

6 Pedaços de madeira (Medidas abaixo)
1 Kit para controle Arcade (Botões, Manche e um controle USB)
2 Dobradiças
1 Fecho de rolete
56 Conectores (Terminais Faston)
1 Controle USB
Fios coloridos (Pegue os cabos de uma fonte de PC queimada)
Parafusos de vários tamanhos

Ferramentas Necessárias

Serrote
Furadeira
Serra copo de 2,8mm
Chave de fenda e estrela
Alicates
Ferro de Solda

Primeiro Passo - Montagem da caixa de madeira

Você pode usar as medidas da imagem acima, mas no meu caso usei medidas menores e acredito que ficaram boas. Em vez de 32cm usei 30cm e de 8cm de altura usei 7cm, que é o limite ou o manche encosta no fundo, mantive os 20cm da lateral. Na parte de cima ficou 34cm por 26cm dando um pouco mais de apoio as mãos.



Faça a união das madeiras como no esquema abaixo, colocando dois parafusos em cada quina, sendo 8 no total. Essa montagem não tem segredo, é medir, serrar e parafusar.
Após isso, vamos para o tampo do controle (parte de cima). Serre uma madeira com 36cm por 26cm. escolha o layout dos botões do seu controle nesse site. Eu usei o layout japonês (esse), que é bem confortável, é só imprimir colocar em cima da madeira e furar.
Dica: Imprimir o layout em modo paisagem fica muito grande e em modo retrato muito pequeno, diminua a impressão para uns 75%, ao imprimir, messa com uma régua se o círculo tem 2,8cm de diâmetro, se não, faça os ajustes e imprima novamente.


Segundo passo - Furo dos botões


Para fazer esses furos use uma serra copo ou uma broca chata de 2,8mm, fure nas marcações que você imprimiu e fixou na madeira com fita crepe temporariamente.
Dica: fure de uma lado até a metade da madeira, depois vire a madeira coloque no furo que a transpassou e fure o resto, assim você evita de rasgar ou estourar a madeira do outro lado, melhorando o acabamento.
  
                Marcação                               Furo até a metade                     Vire e fure até o fim

Encaixe os botões nos furos, coloque as roscas e as micros e monte o manche no local, no meu caso usei 4 parafuso de rosca rápida por dentro para o manche, ao invés dos parafusos com porca que vem no kit, dos quais é preciso fazer um furo atravessando a madeira, deixando um acabamento um pouco feio, além do risco de sua unha prender nesse parafuso na hora de jogar. Fixe as dobradiças e o fecho de rolete.
  
           Caixa parafusada                           Tampo furado                  Resultado sem acabamento


Terceiro passo - Soldagem e Testes


Esta é a parte um pouco mais chata pra quem não tem intimidade com solda e placa de circuito, mas é muito simples. Primeiro você vai pegar os fios da fonte queimada de PC, cortar alguns pedaços, sempre medindo as distâncias das Micros e colocar terminais Faston nas pontas, na maior parte das vezes 2 fios em um só terminal, para dar uma volta em todos os botões, esse será o fio terra. Na imagem abaixo o fio que sai para baixo é o que será soldado no terra da placa do controle.
Fios com os terminais, passando por todas as Micros
Agora desmonte o controle e pegue a placa verde, aqui você pode fazer os testes com um pedaço de fio. Ligue a placa na USB do seu PC e vá no "Painel de Controle" e em "Configurar controladores de jogos USB" ou aperte Win + R, digite joy.cpl e aperte enter.

Com um pedaço de fio com as duas pontas descascadas, encoste em uma dessas partes circuladas em preto na imagem acima e vá encostando em alguma daqueles 4 pontos de solda em cima do círculo preto (o transistor) em cima do start e select. Olhando pra tela do PC, quando algo acender lá você acabou de encontra o Ground, GND ou famoso TERRA. É ai que você vai soldar aquele fio vermelho que sai da imagem na foto mais acima.

Após soldar o fio terra fica fácil, você vai apenas pegar mais 10 pedaços de fios e colocar um terminal em uma ponta de cada pedaço. Depois é só soldar a outra ponta, sem o terminal, nas partes marcadas com o círculo preto da imagem acima, encaixe os terminais nas Micros e você já pode testar o seu Controle Arcade.

Resultado. Falta apenas um acabamento no tampo.
É realmente fácil de fazer, não custa tanto, você pode personalizar da maneira que você quiser. Esses dois fiz em duas tardes. Com esses controles jogar The King of Fighters, Street Fighter ou qualquer outro jogo de luta, ou mesmo os outros estilos de arcade, são melhores de fazer os comandos e muito mais nostálgico pra todo Gamer Antigo que viveu a época dos fliperamas.

Qualquer dúvida sobre algo que não ficou muito bem explicado é só comentar que explico e mando imagem ou vídeo se precisar.


Compartilhe